alimentos para curar ressaca

Alimentos para curar ressaca: Saiba quais são os 9 melhores!

Todo mundo quer saber quais são os alimentos para curar ressaca. Ao acordar no dia seguinte, não é incomum ir em busca de uma receita milagrosa ou do que tiver em casa para resolver o tal problema. 

Por isso, é mais do que importante seguir as dicas certas e buscar as opções ideais de alimentação.

Primeiro, porém, é preciso entender o que é a ressaca. Como ela acontece e por que ela acontece. Então, você pode tomar as medidas certas para impedir esse quadro.

 

O que é ressaca?

A ressaca é o conjunto de sintomas que sucede uma noite de consumo de álcool. Caso a pessoa exagere na dose, os efeitos sentidos serão terríveis e profundamente incômodos. Ou seja, o que ninguém deseja!

Os sintomas comuns são dores de cabeça, enjoos, desidratação, moleza e fraqueza. Geralmente, as pessoas ficam deprimidas e só querem ficar em casa descansando do dia anterior.

Contudo, isso é um grande problema, pois a ressaca funciona como um empecilho para a diversão. A pessoa já nem aproveita direito os seus momentos de liberdade e de tranquilidade, pois precisa pensar no dia seguinte. 

Caso o dia seguinte seja um dia de trabalho, por exemplo, isso é muito evidente.

Além de que nem sempre é possível fazer esse filtro. O consumo de álcool em si já tem efeitos significativos que trazem problemas no dia seguinte.

Logo, é importante conhecer os alimentos para curar ressaca. Contudo, primeiro, vamos esclarecer melhor como ela ocorre. 


Por que ela acontece?

A ressaca basicamente ocorre porque o organismo não está devidamente preparado para digerir o álcool no sangue. Então, se cria uma solução intermediária, a produção de um elemento chamado de acetaldeído, produzido em conformidade com a quantidade de álcool consumida.

A grande questão é: o acetaldeído é também prejudicial e tóxico. Então, sua produção acarreta outro grande problema para o nosso corpo. Esse elemento, aliás, é a principal causa de todos aqueles sintomas prejudiciais e ruins do dia seguinte.

Para lidar com o acetaldeído, é preciso contar com cisteína. Por isso, é fundamental buscar soluções que contenham esse componente em boa quantidade.


Impacto no álcool no organismo

Um dos efeitos do consumo de álcool é a desidratação. Esse fenômeno é um dos que geram os outros efeitos em cadeia, como a vontade de vomitar e as dores de cabeça.

Além disso, o álcool tem efeito diurético, que faz com que a pessoa visite mais o banheiro e elimine os líquidos do organismo. Isso amplifica ainda mais os efeitos negativos. 

Enquanto tenta processar o álcool, o corpo fica um pouco mais fraco e pode não lidar com as refeições comuns no dia a dia. Por isso, inclusive, se recomenda ingerir comidas mais leves. 

Apesar desse impacto todo, é importante ressaltar que existem alguns alimentos cruciais para combater os sintomas. Falaremos a seguir sobre os alimentos para curar ressaca. 


9 Alimentos para curar a ressaca

Vamos conhecer as melhores opções.


1. Ovos

São alimentos ricos em vitaminas importantes, como a B6 e a B12. Além disso, possuem cisteína (o elemento que já mencionamos) e acetilcolina, que funciona como antioxidante para ajudar a recuperar a saúde das células.

 

ovos cura da ressaca

Por essas e outras, é um ótimo aliado para curar os efeitos de uma ressaca. Então, que tal experimentar?


2. Tomate

Tomates são ricos em vitamina C e em frutose, ambos ótimos elementos no combate aos efeitos de uma ressaca severa. Ainda possuem um antioxidante que ajuda muito, o licopeno. 


3. Melancia 

A melancia é uma solução para ajudar a tratar a falta de líquidos, por conta da desidratação. Além disso, contém potássio e magnésio, que são positivos também.


4. Canela

Quer uma opção para melhorar os níveis de glicose? Então, recorra à canela. Ademais, é boa para lidar com problemas digestivos durante o processamento do álcool. 


5. Água de coco

Outra solução ótima para desidratação. É literalmente um tipo de água, por isso atua diretamente para tratar essa questão. 

 

agua coco cura ressaca

 

Ademais, ela também repõe importantes elementos, como potássio e sódio, para ajudar completamente na recuperação do quadro de indisposição e sofrimento de uma ressaca. 

 

6. Gengibre

Estima-se que uma das mais importantes ações do gengibre na cura dos sintomas de ressaca é o controle dos enjoos, uma consequência de seu efeito antiemético. 

Além disso, se fala bastante sobre seu efeito anti-inflamatório e analgésico. 

Ou seja, o gengibre seria um dos alimentos para curar ressaca que atuam especificamente contra dores e enjoos no dia seguinte ao consumo de álcool. 

 

7. Hortelã

É importante contra dores de estômago e desconfortos associados. Também podemos colocar na conta do hortelã uma melhor digestão e um melhor trabalho do sistema digestivo. Além desses benefícios importantes, temos também a melhoria do hálito. 

 

8. Acerola

A Acerola é rica em vitamina C e, portanto, pode ajudar ativamente como um dos alimentos para curar ressaca. 

 

9. Abacate 

Um dos principais elementos do abacate são os ácidos graxos monoinsaturados. A função deles é proteger artérias dos efeitos tóxicos de substâncias associadas com o álcool. Assim, é um protetor importante para ajudar na cura da ressaca. 

 

Dicas: como evitar a ressaca

Além de conhecer bem os alimentos para curar ressaca, torna-se importante também entender como evitá-la em primeiro lugar. Nesse sentido, é preciso seguir algumas dicas relevantes, como as que desenvolvemos neste tópico.

Primeiro, é importante sempre beber muita água. Como já falamos ao longo do conteúdo, a ressaca está associada a perda de líquidos, por isso, não brinque com isso! Sempre cuide da reposição para garantir que não terá problemas.

 

como evitar ressaca

 

Não beber de estômago vazio

Outra das dicas mais importantes quando falamos em evitar ressaca, pensando já no momento de beber, é evitar estar de estômago vazio. Ou seja, já comece a noitada com o estômago preparado, preferencialmente com muita água e líquidos.

Por que isso é bom? Um dos motivos é que o corpo já alimentado consegue digerir melhor o álcool e tem menos dificuldades para gerenciar os sintomas da ressaca. 

Claro que o ideal não é comer demais, mas o contrário absoluto é totalmente errado. Abasteça-se primeiro antes de começar para ter certeza de que não ficará fraco demais no dia seguinte. 

 

Beba um copo de água intercalando com cada copo de bebida alcoólica

Outra dica essencial para evitar os efeitos da tão temida desidratação é consumir um pouco de água intercalada com um copo de bebida alcoólica. 

Assim, você garante que não vai ficar desidratado e também já diminui os efeitos prejudiciais e incômodos do dia seguinte. 

 

Tente não misturar bebidas

Outra ótima estratégia é evitar mistura de bebidas alcoólicas. Isso é crucial, pois assegura menos problemas no dia seguinte e gera menor desidratação. 

Ou seja, o ideal é se manter no mesmo tipo de bebida do início da noite ao fim. 

Da mesma forma, também é importante evitar altas doses de álcool de vez. Em outras palavras, o consumo do jeito certo deve ser intercalando álcool com outras bebidas para cuidar do corpo e pensar já em diminuir os problemas da ressaca. 

O consumo consciente também ajuda a evitar outros grandes problemas e a deixar a noite divertida e segura. 

 

Doces e açúcar

Docinhos no dia seguinte? Curiosamente, eles são uma boa opção, sim. Os doces contêm elementos que ajudam na digestão do álcool, o que gera menos problemas e garante que você consiga se manter hidratado e intacto no dia depois da bebedeira.

Então, aquele chocolatinho e docinho podem ser uma boa ideia no dia seguinte. Cuide para ingeri-los sem abusar, é claro. 

 

Conclusão

Conhecemos neste conteúdo vários alimentos para curar ressaca. Assim, você entendeu quais são as melhores opções para ajudar a aliviar e combater os sintomas da desidratação no dia seguinte ao consumo de álcool. 

Com as dicas mencionadas, você poderá acordar bem e se manter mais motivado.

É importante também atentar para as dicas do que fazer para prevenir ressaca no dia anterior, como o consumo de água, nunca beber de estômago vazio e não misturar bebidas alcoólicas.

3 comentários

Excelente matéria!8

Keller

Meu Deusssss, fiz tudo errado nas dicas, agora tô morrendo aqui

Kauã

Gostei muito pois quando bebo tenho muita ressaca

Maria

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.